(11) 2500-0123 | (11) 94150-1718 ragomes@uol.com.br

Insuficiência Renal Aguda

É a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.

A injúria renal aguda (IRA) se desenvolve de repente, mas nem por isso deixa de ser grave. Ela dura de alguns dias a poucas semanas, após isso se recupera total ou parcialmente ou evolui para doença renal crônica (DRC). Ela é um importante fator de risco para DRC. A IRA tem várias causas: doenças que levam à diminuição da perfusão renal, como insuficiência cardíaca, desidratação severa, estados de choque hemodinâmico.

Causas que obstruam o fluxo de urina também podem levar à IRA, como cálculos, tumores ou hiperplasia da próstata. Doenças dos rins como nefrites e infecções também podem ser causas. Temos ainda as causas nefrotóxicas provocadas por certos medicamentos, como contrastes radiológicos, certos antibióticos e anti-inflamatórios ou até por pigmentos e substâncias produzidas no próprio corpo.

Frequentemente a IRA surge também em casos de Sepse, que é uma alteração do organismo provocada por uma infecção grave, sendo uma ocorrência frequente em pacientes internados na UTI. A Insuficiência Renal Aguda tem elevada mortalidade e seu tratamento exige imediatas e adequadas medidas clínicas eventualmente também dialíticas.

 Sobretudo, a realização de exames preventivos, podem favorecer a saúde do paciente, é importante que você leve os exames anteriores na primeira consulta. Caso exista a necessidade, outros exames complementares serão solicitados de acordo com a necessidade individual para garantir o melhor diagnóstico e o melhor tratamento para você.

Entre em Contato

VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE NEFROLOGIA? FALE CONOSCO AGORA.